Menu

10 Benefícios da Lavanda para o seu dia a dia

Desde a Grécia Clássica e depois também na Roma Antiga, a Lavanda é sinônimo de  bem estar, saúde e beleza. Veja a seguir como ela pode melhorar sua vida…

 

Famosa pelo seu magnífico perfume, a Lavanda possui propriedades extraordinárias, muitas delas ainda desconhecidas do grande público.

Descubra a seguir os benefícios que essa maravilhosa planta pode trazer para o seu dia a dia e como usufruí-los:

 

1. Calmante: suas propriedades relaxantes ajudam a baixar a pressão arterial e melhoram a função cardíaca, relaxando e acalmando corpo e mente.

Como desfrutar: Utilize um aromatizador de ambiente pulverizando-o, por exemplo, sobre o sofá onde você vai sentar. Em pouquíssimo tempo, você perceberá uma mudança no seu ritmo corporal e nas suas emoções.

 

2. Combate a insônia: a Lavanda é um santo remédio para dormir. Substitui remédios fortes e seus efeitos colaterais. Equilibra o sistema nervoso e induz ao relaxamento e ao sono.

Como desfrutar: Comece com 1 gota do óleo essencial de lavanda no seu travesseiro, você dormirá como um anjo.

 

3. Antisséptico, Bactericida e Cicatrizante: seu óleo é um surpreendente antisséptico natural que limpa e cura feridas, queimaduras leves, dermatites, micoses, herpes, acne e até picadas de inseto.

Como desfrutar: use 1 ou 2 gotas de óleo essencial diretamente sobre a pele ou ferimento. Ele acelera a cicatrização em até 5 vezes.

 

4. Ajuda o bebê a relaxar e dormir: seu uso tranquiliza o bebê, que dorme naturalmente e permite que a mamãe possa igualmente descansar durante a noite.

Como desfrutar: pingar e massagear uma gota de óleo essencial entre as sobrancelhas  do bebê ou utilizar 3 a 4 gotas de óleo durante o banho.

 

5. Culinária: em pequenas quantidades, a Lavanda possui nuances e gostos muito interessantes, podendo ser utilizada tanto em pratos doces quanto em salgados.

Como desfrutar: A flor pode ser utilizada em diversos tipos de chás, bolos,sorvetes, azeites, sais aromatizados e até no mel.

 

6. Alivia problemas respiratórios: alivia distúrbios respiratórios tais como gripe, bronquite, tosse, asma, laringite e congestão nasal.

Como desfrutar: Pingue três a quatro gotas de óleo essencial em uma bacia com água quente, cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor.

 

7. Pós-sol: você já tomou sol demais e ficou com a pele um pouco ardida? A Lavanda é um santo remédio para aliviar essa ardência.

Como desfrutar: Borrifar água com gotas de óleo na área do corpo que está ardida. A máscara facial de Lavanda também é excelente para acalmar e relaxar a pele do rosto.

 

8. Melhorar o astral da sua casa: O aroma da Lavanda é ideal para perfumar o seu lar, pois promove a sensação de tranquilidade e bem estar.

Como desfrutar: Na hora de dormir, borrife água de lençol sobre suas roupas de cama. O relaxamento será completo. Outras opções são utilizar os aromatizadores spray, odorizadores de varetas e difusores elétricos em diversos pontos da casa.

 

9. Massagens: suas massagens podem ser ainda mais relaxantes com Lavanda. Ela ajuda a aliviar tensões musculares,além de ser um excelente hidratante.

Como desfrutar: Utilize o óleo essencial em seu creme de massagens ou utilize os hidratantes corporais de lavanda.

 

10. Perfume : A Lavanda encanta pelo excelente aroma. Versátil, agrada homens e mulheres, podendo ser utilizado tanto em ocasiões especiais quanto no dia a dia.

Como desfrutar: Logo após o banho o body splash deixa uma agradável sensação de bem estar. Para experiências mais duradouras, o perfume de Lavanda é uma excelente indicação.

 

Lembre-se, todos benefícios vem do óleo essencial de Lavanda.

Todas essas maravilhosas propriedades só serão usufruídas com produtos elaborados a partir do óleo essencial de Lavanda. Para produzir 1 litro desse óleo, são necessários em média 500 quilos de planta.

 

Muito Importante:

Preste bastante atenção quando for adquirir um produto que anuncia ser de Lavanda. Todos os produtos que dizem possuir “essência de Lavanda”  não são necessariamente feitos de Lavanda. Eles podem ser feitos a partir de substâncias químicas que sinteticamente imitam o aroma da planta.

Portanto, busque sempre produtos que sejam produzidos a partir do Óleo essencial de Lavanda.

 

Gostou dos Benefícios? Quer obtê-los? Confira todos os produtos citados no texto na nossa Loja Virtual  do Le Jardin – Parque de Lavanda.

 

Quer receber Dicas especiais sobre Lavanda, Jardinagem e aromas? Assine nossa Newsletter!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *