Menu

A incrível história de como surgiu o 1º Parque de Lavanda do país

Nunca é tarde para descobrir sua essência e correr atrás dos seus sonhos. Conheça a emocionante história do primeiro Parque de Lavanda do Brasil.

O fim que virou início

O Le Jardin foi fundado em 2006, com a entusiasmada ideia do casal Jorge e Patrícia de ser uma casa de chás diferenciada. Ela oferecia pratos da gastronomia mundial a um preço justo, cercado por um jardim de 3,5 hectares de plantas de todo o planeta.

Todavia, logo em 2009, o casal percebeu que a atividade gastronômica não vinha alcançando um resultado que fosse animador. Já haviam inclusive marcado a data do encerramento das atividades. Foi quando uma notícia ruim chegou até eles: um amigo americano de longa data, que morava no Havaí, estava muito doente.

A viagem para o Havaí

Sem pestanejar, Jorge e Patrícia juntaram suas últimas economias e foram ao encontro do amigo que mora na Ilha havaiana de Maui. Não exitaram em realizar o que poderia ser talvez uma visita de despedida.

Lá chegando, as coisas saíram diferentes do planejado. O clima ficou pesado. Então Jorge saiu dirigindo pela ilha para espairecer.

Havia um desvio na estrada assinalado por uma tosca placa de madeira mal pintada na qual estava escrito “Lavender Farm”. A curiosidade o fez entrar.

Nasce um Sonho

Uma sensação mágica de bem estar inundou o coração de Jorge. E o mais espantoso… havia uma inexplicável identidade entre aquele sitiozinho havaiano de lavandas e o Le Jardin de Gramado. Demais! Ele ficou tão impressionado que saiu e foi buscar a esposa, porém sem nada contar a ela.

Destino é destino…

Em quase total silêncio, ele retornou com Patrícia ao local. Entrando na Lavender Farm, Patrícia exclamou: “Meu Deus do céu, o que o Le Jardin está fazendo aqui?”.

Diante da reação dela, Jorge percebeu que sua intuição inicial estava corretíssima. Os dois se olharam com os olhos marejados e, sem precisar falar nada, tamanha a sintonia, somente se abraçaram e um sentimento de deslumbramento tomou conta dos dois.

Naquele momento, o destino falou mais alto.Nascia um sonho… o Parque de Lavanda!

Você conhece Lavanda?

A lavanda é uma planta subtropical que é natural da região do mediterrâneo. Tem propriedades anti sépticas, cicatrizantes e relaxantes. Isso sem falar no aroma que é divino!   

Até aí, nada demais. O mistério é saber como é que essa planta conseguiu se estabelecer numa ilha tropical?

Entre a praia e o topo da cratera do vulcão de Maui, há uma grande diferença de altitude, a qual diminui a temperatura na medida em que  altitude aumenta.

Esse fenômeno proporciona até 20ºC de diferença entre a praia e a boca do vulcão. Foi ali que um nativo budista, Ali Kula, fundador da Lavender Farm, encontrou o local preciso para fazer sua lavoura.

O clima e as dimensões da fazendola e do Le Jardin eram muito próximos. Foi inevitável. Nascia o primeiro parque de lavanda do Brasil.

O sonho se transforma em realidade

Ao voltar para o Brasil, o casal arregaçou as mangas e pôs o sonho em prática.
Em 3 ou 4 meses transformaram-no em realidade. O Le Jardin renasceu como “Le Jardin – Parque de Lavanda”.

O Restaurante deu lugar a uma loja que oferece produtos de lavanda, aromas e afins. E o jardim foi harmonizado com diversas espécies de lavanda, bem como outras plantas inéditas. Uma experiência de beleza, aroma, e contato com a natureza únicos no país.

Já no seu primeiro mês de funcionamento o Parque já fez sucesso. E não parou de evoluir desde então.

O sonho é bem maior do que parece…

Hoje, o Parque recebe mais de 50.000 visitantes ao ano e está entre as atrações mais populares da linda cidade de Gramado.

São mais de 1.000 espécies diferentes de plantas, algumas ainda exclusivas e inéditas no Brasil. Só em lavandas, existem mais de 50 variedades de lavanda em estudos de adaptação.

Gostou? Esperamos sua visita…

…na rodovia RS 115, nº 37.700, na entrada de Gramado. Aberto de terça a domingo, das 9:30 às 17:30, com entrada franca.

Para mais informações, você pode acessar lavandas.com.br ou entrar em contato pelo número (54) 3286 4280.

 

Quer receber Dicas especiais sobre Lavanda, Jardinagem e aromas? Assine nossa Newsletter!

 

10 Responses

  1. Realmente é um lugar incrível, nos passa uma paz. Estive lá ano passado e pretendo retornar. Sucesso sempre!!

  2. Queridos amigos:feliz de ver em que se transformo aquele lindo lugar que conheci de perto antes de as lavandas e era maravilhoso!!!!!!! Em a proxima semana estare por Gramado e ire a visitar!!!!!!!!!!abraços

  3. Vou a Gramado todos os anos em dezembro e nunca soube da existência do Le Jardin, mas este ano vou conhecer com certeza… pelas fotos e comentários postados, achei tudo muito lindo. Me aguardem. HILDA BASTOS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *