Menu

Especial Dia do Turista: Jardins incríveis para você conhecer no Brasil

Para celebrar o dia do Turista, preparamos uma seleção especial de jardins brasileiros que você não pode deixar de conhecer.

Em seu conceito clássico, jardim é um organizado de plantas para formação de uma paisagem. Entretanto, jardins são muito mais do que isso.

Os jardins possuem o poder de mudar o nosso estado de espírito. Ao nos conectar com a natureza, dão a nós a oportunidade de contemplarmos as magníficas cores e aromas que ela nos proporciona.

Conheça a seguir 6 belas opções de jardins no Brasil para viver bons momentos de lazer e apreciação das belezas naturais.

1)      Jardim Botânico de Curitiba – PR

Inspirado nos jardins franceses, logo em sua entrada, o Jardim recebe seus visitantes com um charmoso tapete de flores. No centro do jardim, uma imponente estrutura de ferro ancora magistralmente toda a paisagem ao seu redor.

Essa estufa, em estrutura metálica e vidro, abriga espécies botânicas da Floresta Atlântica que são referência nacional, além de uma deslumbrante fonte d’água. É um ótimo lugar para fotografias, caminhar e conversar relaxadamente.

O acesso é fácil e gratuito.

Clique aqui para saber como visitar…

 

2)      Jardim Botânico do Rio de Janeiro – RJ

Fundado em 1808 por Dom João VI, para aclimatação de espécies vegetais originárias de outras partes do mundo, hoje reúne milhares de espécies da flora brasileira e estrangeira. São 54 hectares de pura beleza natural em meio a uma das maiores cidades do país.

A instituição ainda abriga um orquidário e monumentos de valor histórico, artístico e arqueológico inestimáveis. É um ótimo programa para reunir a família, caminhar e passar excelentes momentos em meio a palmeiras seculares de mais de 50 metros.

Clique aqui para saber como Visitar…

 

3)      Sítio de Burle Marx – Barra de Guaratiba – RJ

O arquiteto e paisagista Roberto Burle Marx foi um dos grandes nomes do paisagismo no país no século passado. E seu sítio cumpre à risca a missão de transmitir o seu principal legado: a paixão em fazer jardins.

Reconhecido como patrimônio cultural brasileiro, o sítio fica na Barra de Guaratiba, no Rio de Janeiro, com uma área de mais de 400 mil m². Lá está reunida uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e subtropicais do mundo.

Um excelente passeio, que relaxa e desperta a sensibilidade estética do visitante.

Clique aqui para saber como visitar…

 

4) Parque Amantikir – Campos do Jordão – SP

Uma alternativa excepcional para lazer e cultura numa das cidades mais apaixonantes do país. O parque possui 26 jardins com mais de 700 espécies de plantas ao longo de seus 60.000 m² abertos a visitação todos os dias do ano.

Todo o projeto do parque é apoiado nas ideias de Diversidade, Sustentabilidade e Educação. Isso traz uma experiência única de passeio que faz com que todos os visitantes saiam do parque melhores do que entraram, levando consigo uma nova maneira de ver e se relacionar consigo mesmo e com a natureza.

Clique aqui para saber como visitar…

 

5) Instituto Inhotim – Brumadinho – MG

Situado a 40 quilômetros de Belo Horizonte, na cidade de Brumadinho, está o mundialmente conhecido Instituto Inhotim. Uma maravilhosa área repleta de paisagismo, arquitetura e artes plásticas.

Além de reunir obras dos maiores nomes da arte contemporânea mundial, o instituto ainda possui um esplendoroso núcleo de jardins temáticos. Dois deles que você não pode deixar de conhecer são o que explora os Sentidos e também o Jardim desértico, com seus belos orquidários.

É um local tão espetacular e de tão grande dimensão que você precisará de mais de um dia para visitá-lo. Vale cada momento, e há boas opções de hotéis e pousadas próximos ao instituto.

Clique aqui para saber como visitar…

 

6) Le Jardin, Parque de Lavanda – Gramado – RS

Fundado em 2006 pelo apaixonado casal Jorge e Patrícia Simão, o parque traz a proposta original de apresentar a lavanda ao público brasileiro. São mais de 1.000 espécies diferentes de plantas, algumas ainda exclusivas e inéditas no Brasil. Só em lavandas existem mais de 40 variedades em estudo de adaptação.

Hoje é um dos pontos turísticos mais visitados da charmosa cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul. O acesso é fácil, a entrada é franca, e para quem gosta de aromas há uma charmosa loja de fragrâncias apaixonantes.

Clique aqui para saber como visitar…

 

 

2 Responses

    • Olá, Ana, boa tarde.

      Tudo bem?

      O Lavandário de Cunha é mesmo muito bonito, um lugar que vale a pena conhecer.

      Para quem não conhece, pode conferir em: http://www.lavandario.com.br/

      Apenas não os inserimos na seleção de jardins a visitar pois não se trata especificamente de um jardim, mas sim de uma linda e bem cuidada lavoura para produção de lavanda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *