Menu

Guia de Viagem de Provence, a capital mundial da Lavanda

Confira 7 Dicas para montar o roteiro de viagem ideal para você.

Já contamos em outro post (que você pode conferir clicando aqui) de onde veio nossa inspiração para criação do Le Jardin Parque de Lavanda. Por incrível que pareça, somente fomos conhecer a Provence anos após a construção do nosso jardim.

Visitar os famosos campos de Lavanda é uma sensação indescritível, quase divina. O aroma é maravilhoso e a beleza emocionante! Neste post, vamos compartilhar nossas experiências na capital mundial da Lavanda, dando dicas quentíssimas para você visitar esse paraíso lilás na terra.

 

Dica 1: A melhor época para visitar

As lavandas só estão floridas na Provence nos meses de junho e julho. O período que recomendamos para você é a primeira quinzena de Julho, mais especificamente os dias que antecedem o dia 10 de julho, quando se inicia a colheita das flores de lavanda. Nesse período a planta está em seu ápice de aroma e beleza.

Dica 2: Não espere por luxo

Por serem propriedades focadas na cultura agrícola e por atraírem turistas somente 2 meses por ano, as fazendas de Lavanda não possuem infraestrutura turística. Não espere delas luxo ou requinte. Em compensação, você verá quilômetros e quilômetros das mais lindas Lavandas, numa das melhores e mais cheirosas experiências que se pode ter na vida.

Dica 3: Monte seu próprio roteiro

Muitas fazendas de Lavanda estão localizadas em rodovias fora do roteiro turístico tradicional, principalmente na região de Valensole. Por isso, nossa dica são os centros de informação turística que na França funcionam muito bem – são bem distribuídos pelas cidades, sempre sinalizados com placas com letra “i”. Neles você poderá montar o roteiro perfeito para sua viagem.

Dica 4: Não deixe de visitar as cidadezinhas pitorescas

A região possui cidades dignas de contos de fadas. Entre elas, as que destacamos são: Moustiers-Sainte-Marie, uma incrível localidade encravada no alto de uma montanha, e não poderíamos esquecer de Gordes, famosa pelos filmes que destacam a bela vista da cidade (foto abaixo).

Além disso, diferentemente das grandes cidades, nesses povoados as pessoas são simples, hospitaleiras, educadas e prestativas – um povo realmente encantador. Pousadas românticas são abundantes e acessíveis nessas regiões, uma excelente pedida para os casais!

Dica 5: Fotografias de encher os olhos

A melhor hora do dia para fotografar é quando o sol está se pondo. O laranja do céu valoriza o azul da Lavanda, dando a ela um brilho digno dos pincéis dos melhores artistas.

Dica 6: Gastronomia para todos os bolsos

Não caia na falácia de que para comer bem na Europa é preciso gastar muito. A região possui comida abundante para todos os gostos e bolsos, basta procurar. Claro que você encontrará os famosos restaurantes que ostentam as estrelas Michelin, assim como feiras de ruas onde você poderá degustar os melhores queijo, vinhos e especiarias da região. Vá cedinho a estas feiras que são imperdíveis…cada dia elas acontecem em uma cidadezinha da Provence. E os preços das feiras…são ótimos…

Dica 7: Vinhos pouco conhecidos, mas espetaculares

Os vinhos da região da Provence não estão entre os mais reconhecidos da França, mas até os menos nobres deles já são de lamber os beiços. Seus sabores e aromas são magníficos! Sugerimos que deguste confortavelmente uma garrafa por noite que estiver por lá, acompanhado de um bom queijo local e pães divinos…e é claro ao som das cigarras da região… mas como já disse Peter Mayle, Não tente conhecer a Provence de uma única vez, sempre é possível voltar…”

 

Esperamos que tenha gostado de nossas dicas e que elas sejam úteis quando você for planejar sua viagem para Provence. Se você tem alguma dica ou foto de Provence, não deixe de compartilhar conosco nos comentários!

 

Quer receber Dicas especiais sobre Lavanda, Jardinagem e aromas? Assine nossa Newsletter!

 

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *