Menu

O uso culinário da Lavanda. Uma maravilha!

Você sabia que a Lavanda pode trazer uma inédita experiência aromática para pratos salgados, doces, frios e quentes?

Há poucas décadas a Lavanda chegou ao Brasil e conquistou nossos corações com sua beleza, seu aroma e seus benefícios inigualáveis. E não parou por aí, essa magnífica planta não para de nos impressionar.

Nos últimos tempos, ela começou a ganhar espaço na nossa mesa. Iniciou sendo utilizada como decoração de pratos. Agora, aos poucos, vai ganhando espaço na nossa culinária, enriquecendo nossas refeições com uma experiência aromática única!

Vamos ver algumas maravilhas que podem ser preparadas com Lavanda?

Salgados

A Lavanda pode trazer nuances de sabor surpreendentes para receitas salgadas, como carnes, molhos, pães e até mesmo saladas. Ela pode ser usada em ramos, marinada em azeites e vinagres ou até mesmo aromatizando sais ou açúcar.

Abaixo, uma indicação nossa rápida e fácil de fazer, mas com um resultado delicioso!


Salmão com Ervas de Provence

O ponto alto da desse peixe são as Ervas de Provence. Se você ainda não conhece essa mistura, veja como prepará-la no vídeo abaixo.

Vamos à Receita…

Ingredientes:

  • 1 xícara de massa penne
  • 2 bifes de salmão fresco cortados aproximadamente 3/4 de polegada de espessura
  • 1 colher de chá de Ervas de Provence
  • ⅓ de taça de vinho branco seco
  • 1 Colher de Suco de Limão
  • 1 xícara de cogumelos frescos cortados (Botão, Portobello ou Shitake)
  • 2 colheres de sopa de pesto de Manjericão
  • 1 colheres de chá de alcaparras drenadas
  • 1 colher de sopa de azeite de oliva

Modo de preparo:

1. Cozinhe a massa com água fervente durante 4 minutos. Escorra a massa e reserve-a.

2. Polvilhe bifes de salmão em ambos os lados com as Ervas de Provence. Se desejar, adicione uma pitada de sal.

3. Em uma tigela média, combine a massa parcialmente cozida, os cogumelos, o vinho, o pesto, o suco de limão e as alcaparras. Deixe de lado.

4. Adicione o azeite de oliva em uma frigideira grande e aqueça em fogo médio-alto. Doure o bife temperado de salmão por um minuto em cada lado. Reduza para fogo médio.

5. Coloque a massa sobre o salmão na frigideira. Cubra e deixe ferver por 9 minutos ou até que o salmão seja facilmente penetrado por um garfo.

Dica: Se você preferir, pode substituir o Salmão por atum ou outro tipo de peixe branco.


Doces

O uso da Lavanda na elaboração de doces é simplesmente fantástico. A lista de guloseimas é praticamente infindável e inclui Bolos, Biscoitos, Cremes, Cheesecakes, Cronuts, Macarons, Bombons e até mel quando o pólen colhido pelas abelhas é o da Lavanda – resultando no autêntico mel de lavanda!

A seguir, um casamento perfeito: Limão e Lavanda, veja só que gostosura!


Sorvete de Limão Verbena com Lavanda

Ingredientes:

  • 3/4 xícara de açúcar granulado
  • 1/2 xícara de suco de limão fresco de 2 limões Verbena (Se você não conseguir encontrar Limão Verbena, pode substitui-lo pelo suco de 2 limões Sicilianos).
  • 1/4 xícara de lavanda fresca
  • 2 xícaras de leite integral
  • 2 xícaras de creme de leite fresco
  • 8 gemas de ovo
  • Raminhos de lavanda fresca e Limão Verbena para enfeitar

Modo de preparo:

1. Em uma panela média, combine o açúcar, folhas de limão verbena, lavanda, leite e 1 xícara de creme de leite. Aqueça até ferver e descanse por 20 minutos, coberto com a tampa. Coe a mistura através de uma peneira. Em outra tigela, bata as gemas.

2. Misture 1 xícara de creme de leite nas gemas de ovos. Adicione lentamente esta nova mistura na mistura de creme restante na panela. Mexa constantemente a fogo baixo até que a mistura seja grossa para revestir a parte de trás de uma colher de pau.

3. Retire imediatamente do calor e esfrie num banho de água gelada ou na geladeira até ficar completamente frio. Adicione esse creme a uma mistura para sorvete e execute o processo de acordo com as instruções dos fabricantes.

Dica: Se puder, faça bastante, é uma delícia e você vai querer repetir!


Bebidas

Meses atrás, desvendamos como preparar o Chá de Lavanda que servimos no Le Jardin. Foi um sucesso! Clique aqui se quiser conferir a receita.

Mas há diversas outras bebidas às quais a lavanda pode acrescentar seu aroma maravilhoso! Algumas delas são: Chá verde, Suco de Abacaxi, Licores e Limonadas, como mostramos a seguir.


Limonada com Lavanda

Você pode preparar limonada simples e, em seguida, adicionar xarope de lavanda ou fazê-la como vamos ensinar, com ramos de Lavanda.

Ingredientes:

  • 4 xícaras de água filtrada
  • 3 colheres de sopa de mel
  • 4 ramos de lavanda secas
  • 1 xícara de suco de limão recém espremido
  • Raminhos de lavanda recém-colhidas para enfeitar

Modo de preparo:

1. Combine a água, o mel e a lavanda em uma panela e aqueça por 10 minutos ou até que a mistura comece a ferver. Retire do fogo e deixe esfriar por cerca de 20 minutos.

2. Despeje a mistura em uma jarra, através de uma peneira. Adicione o suco de limão e mexa. Sirva em copos cheios de gelo e decorados com um raminho de lavanda e/ou uma rodela de limão.

Dica: É uma bebida refrescante excelente para um final de tarde assistindo ao pôr do sol.


Dica Especial:

Como você pode ver, existe uma infinidade de oportunidades para o uso culinário da Lavanda. Sobretudo, devido ao seu aroma marcante, a dica que damos é sempre utilizá-la com parcimônia, e ir aumentando o uso conforme você vai realizando a receita novas vezes.

Sempre que estiver preparando pratos e bebidas com Lavanda lembre da máxima: “Quando eu achar que estou colocando pouco, já estou colocando muito”. Mas relaxe, dê asas à sua imaginação, busque receitas de doces, salgados e bebidas com lavanda, pratique e delicie-se…

Bon Appetit!

*As Receitas apresentadas foram retiradas do livro “The Lavender Lover’s Handbook”, da maravilhosa autora Sarah Berringer Bader.

 

Quer receber Dicas especiais sobre Lavanda, Jardinagem e aromas? Assine nossa Newsletter!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *